}
09 de maio de 2024
Whatsapp

NOVA UBIRATÃ COMPLETA 27 ANOS: CONHEÇA UM POUCO DESSA HISTÓRIA

"EITA LUGAR BOM DE SE MORAR"
CIDADES
segunda, 19 de dezembro de 2022

Nova Ubiratã é um município brasileiro do estado de Grosso, com uma  população estimada em 2004  de 7 108 habitantes, em 2010 de 9.218 habitantes e em 2016 de 11.074 habitantes, o  novo senso está sendo realizado e estimasse que no ano de 2023 Nova Ubiratã já tenha atingindo aproximadamente 20 mil habitantes.

 

 

A localidade foi fundada pelo Sr. Manoel Pinheiro. Foi também Manoel Pinheiro quem denominou o núcleo de Ubiratã, formando o patrimônio de Ubiratã. Segundo os moradores mais antigos da localidade, a denominação é referência à Fazenda Ubiratã, em cujo território desenvolveu-se o núcleo que deu origem ao atual município. Outra corrente afirma que a origem do nome é homenagem à cidade de Ubiratã, localizada na região centro-oeste do Estado do Paraná. Vieram de lá, os primeiros colonos que habitaram esta região conforme afirmação de pioneiros. Dentre as famílias mais antigas nomeiam-se os Feijó, Setter e Ross, dentre outros. A empresa que colonizou parte da área da antiga Fazenda Ubiratã foi a COMIPIL - Comércio de Imóveis Pinheiro Ltda., cujo principal acionista era o Sr. Manoel Pinheiro.

 

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Ubiratã, pela lei estadual nº 6691, de 19-12-1995, desmembrado dos municípios de Vera e Sorriso. Sede no atual distrito de Nova Ubiratã (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

 

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 7 distritos: Nova Ubiratã, Entre Rios, Novo Mato Grosso, Parque Água Limpa, Piratininga, Santa Terezinha do Rio Ferro e Santo Antônio do Rio Bonito. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

 

Nova Ubiratã é o 3º maior município produtor de grãos do Estado de Mato Grosso possui uma área destinada a agricultura de aproximadamente de 400 mil hectares. É cortada pela BR242, o que facilita o escoamento da produção ligando o município a Sorriso, maior produtor de grãos do Brasil, e a BR163 que dá saída logística ao Norte para os portos de Miritituba e Santarém e aos portos de Santos e Paranaguá.

Se localiza numa importante região produtora de grãos do Brasil aonde encontram-se instaladas grandes empresas do agronegócio.

 

 

O executivo hoje é administrado pelo morador  pioneiro da cidade Edgar Bernardi (Neninho da Nevada) que está em seu segundo ano de mandato, essa cadeira também já foi ocupada por José Bauer primeiro prefeito da cidade que ficou por 8 anos, passando o bastão para Osmar Rosseto(Chiquinho) que também ficou por 8 anos e saindo para a entrada do antigo gestor Valdenir Dos Santos que não quebrou o paradigma de ficar por 2 mandatos.




TEXTO: ASSESSORIA
Ver todas as Notícias