A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um alerta sobre os riscos e implicações legais da instalação irregular das chamadas Mini Starlinks — antenas de internet via satélite — em veículos. Segundo a PRF, a prática de fixar o dispositivo no para-brisa frontal pode gerar penalidades e comprometer a segurança no trânsito.
De acordo com o agente, a obstrução parcial ou total do campo de visão do condutor infringe o Código de Trânsito Brasileiro e é considerada infração grave. A multa é de R$ 195,23, com acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque a prática se enquadra no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe expressamente a condução de veículos com vidros total ou parcialmente cobertos por películas, pinturas ou painéis decorativos
“A visibilidade comprometida pode causar acidentes, principalmente em rodovias de tráfego intenso. A orientação é que a antena seja instalada no teto ou em local que não interfira na visão do motorista”, destacou o PRF Dias.
O uso dessas antenas tem aumentado, especialmente entre motoristas de longas rotas e áreas de difícil cobertura de sinal, o que motivou a intensificação da fiscalização.
Clique-aqui e faça parte do nosso grupo no Whatsapp para receber as últimas notícias.