As eleições para escolha de reitor e diretores-gerais do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizadas nessa quarta-feira (23), foram anuladas devido a uma falha no sistema. A nova votação será nesta sexta-feira (25), das 8h às 20h.
De acordo com um parecer enviado à Comissão Eleitoral Central, a Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSTI) informou que a votação teve início normalmente, às 8h. Por volta das 8h10 eleitores reclamaram que não estavam conseguindo acessar o site para votar, uma vez que a votação é on-line.
Foi constatado então que a instabilidade no sistema foi devido a um grande número de tentativas de acesso simultâneas, que causou uma sobrecarga no servidor.
Ainda de acordo com a DSTI, uma vez iniciado o processo de votação, o sistema eleitoral não permite qualquer ação corretiva ou de reconfiguração para corrigir o problema. Diante disso, a eleição precisou ser remarcada.
A solução encontrada para que a falha não volte acontecer foi aumentar os recursos de hardware, ou seja, memória e processador do servidor de aplicação, para atender a alta demanda de acessos.
A apuração dos votos e a divulgação dos resultados está marcada para acontecer no dia seguinte da votação, sábado (26).
Um único candidato concorre ao cargo de reitor do IFMT, que é o atual diretor-geral do Campus Alta Floresta, Júlio César dos Santos. Já outros 33 candidatos concorrem aos cargos de diretor-geral, disponíveis nos campi Cuiabá, Cuiabá – Bela Vista, São Vicente, Cáceres, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa, Rondonópolis, Sorriso, Várzea Grande, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Tangará da Serra, Diamantino, Guarantã do Norte, Sinop e Lucas do Rio Verde.
Os vencedores irão atuar no quadriênio 2025/2029.